ALIANÇAS, ANIVERSÁRIOS E APERTO DE MÃO

Incoerência Religiosa do Corpo Governante
clique para o zoom
O Corpo Governate das Testemunhas de Jeová, não celebram aniversários natalícios por ter sua origem pagã. O que dizer do uso das alianças e aperto de mão? Vejamos:
As Testemunhas de Jeová podem celebrar aniversários natalícios?
Despertai! 8 de Julho de 2004, p.30:
"Os cristãos evitam celebrações ou costumes que ainda envolvem crenças ou atividades religiosas falsas, que violam princípios bíblicos. Por exemplo, no que diz respeito ás festas de aniversário, a Bíblia é bem clara ao traçar uma imagem negativa sobre elas."[Ver Scan]
A Bíblia proibe a celebração de Aniversários natalícios?
A Sentinela 15 de Janeiro de 1981, p.31:
"Portanto, embora a Bíblia não contenha uma proibição específica da celebração de aniversários natalícios, as Testemunhas de Jeová, já por muito tempo, têm notado as indicações bíblicas e não têm celebrado aniversários."
As Testemunhas de Jeová podem usar Alianças?
A Sentinela 1°de Setembro de 1992, p.30:
"Alguns costumes que outrora eram de natureza religiosa já não o são em muitos lugares. A aliança, por exemplo, outrora tinha significado religioso, mas hoje em dia não tem na maioria dos lugares." - [Grifo meu]
As Testemunhas de Jeová podem dar aperto de mão?

CDROM Wachtower Library - 2009 - A Sentinela 15 de Dezembro de 2009, p.4:
"Encontre alegria em ajudar outros Jesus disse que “há mais felicidade em dar do que há em receber”. (Atos 20:35) Os cristãos têm muitas oportunidades para ser generosos. Às vezes, um sorriso caloroso, um aperto de mão ou um sincero obrigado pelo trabalho árduo de alguém numa designação teocrática pode ser tudo o que é preciso para dar alegria a ambos."

Origem do Aperto de Mão


Como surgiu o aperto de mão?
Fonte: Superinteressante 1988, N°12- Editora Abril

"O aperto de mão surgiu na Antiguidade para mostrar a alguém que não se portava arma.No seu significado mais antigo e lendário, um aperto de mão era a forma pela qual um deus concedia seu poder a um dirigente terrestre. Isso está gravado em diversos hieroglifos egípcios, em que o verbo "dar" é representado por uma mão estendida. Os historiadores e folcloristas acreditam que o aperto de mão seria um gesto de boa vontade: o homem primitivo, que andava sempre armado, estendia a mão, vazia, para mostrar a alguém que não portava armas e desejava a paz. Por essa razão, as mulheres, que não carregavam armas, tampouco tinham o hábito de apertar as mãos."[Grifo meu]
Conclusão:
O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová afirmam que os aniversários natalícios tem sua "origem pagã" e não celebram. O uso das alianças e aperto de mão, como vimos tem a sua origem também pagã, e nem por isso deixam de praticar.
O nome dessa atitude do Corpo Governante é incoerência religiosa. Os mesmos afirmam que a Bíblia não trás nenhuma proibição especifica sobre os aniversários natalícios, mas mesmo assim o proibem. Porque não proibem o uso das alianças e o cumprimento de aperto de mão?
Quando celebramos aniversários natalícios, fazemos o uso de alianças e no aperto de mão, não temos em mente a parte religiosa das origens, não pensamos ao cortar o bolo ou ao apagar as velas em "um deus". Também no aperto de mão, não temos em mente "passar poder" a alguém.